quinta-feira, 1 de maio de 2008

NOÇÕES DE CORRENTE ELÉTRICA

TEXTO I

CORRENTE ELÉTRICA
1. Corrente elétrica

Quando se fala da utilização da energia elétrica no cotidiano, na produção ou no transporte, tem-se em vista habitualmente o trabalho da corrente elétrica. A corrente elétrica é transportada da central elétrica ao consumidor por meio de fios.
O que é, portanto, a corrente elétrica que todos nós utilizamos no nosso cotidiano e o que é necessário para que ela surja e esteja disponível durante o período no qual precisamos?
A palavra “corrente” significa movimento ou fluxo de algo. Por exemplo, nos rios e nas canalizações corre a água, nos gasodutos, gás etc. Nestes casos costuma-se falar em corrente ou fluxo de água ou gás.

Mas o que é que se pode deslocar-se ou correr nos fios que ligam os consumidores à central elétrica? Já sabemos que nos corpos existem elétrons, cujo movimento explica diversos fenômenos de eletrização. O elétron possui uma carga elétrica negativa. Partículas maiores, os íons, são também portadoras de cargas elétricas. Portanto, nos condutores podem deslocar-se partículas carregadas de diversos tipos.

Corrente elétrica, portanto, é um movimento ordenado de partículas carregadas.

Para obter uma corrente elétrica no condutor, é necessário criar nele um campo elétrico. A ação deste campo faz com que as partículas carregadas, que podem se deslocar livremente neste condutor, se coloque em movimento no sentido da ação das forças elétricas, o que conduz o aparecimento da corrente elétrica.

No caso mais simples, a corrente elétrica surge num condutor que ligue um corpo carregado a um corpo não carregado ou a terra. Esta corrente é de muita curta duração, pois a carga do corpo eletrizado passa rapidamente para o outro corpo ou escoa para a terra. E quando o corpo perde a carga, desaparece o campo elétrico no condutor e, paralelamente cessa a corrente elétrica. Para que a corrente elétrica no condutor se mantenha durante um período bastante longo é necessário mantê-lo sob a ação do campo elétrico. No nosso caso, para alcançar este objetivo seria preciso fazer com que o corpo se mantenha permanentemente com carga, por exemplo, carregando-o com uma vareta eletrizada de vidro ou de ebonite. No entanto, não é difícil notar que este método de manutenção do campo no condutor não serve.

Na prática, o campo elétrico nos condutores é criado e pode ser mantido durante muito tempo pelas fontes de corrente elétrica.

Questões:

1. O que é que se tem em vista quando se fala da utilização prática da energia elétrica?
2. O que é a corrente elétrica?
3. O que é necessário fazer para que num condutor surja uma corrente?

2. Fontes de Corrente

As fontes de corrente elétrica têm sempre dois pólos, isto é, locais em que se acumulam cargas elétricas. Num dos pólos cumula-se a carga positiva e no outro a negativa. Entre os pólos existe um campo elétrico. Por isso, se os pólos estão ligados às extremidades de um condutor, por este condutor passa corrente elétrica.

Mas de onde surgem as cargas nos pólos da fonte de corrente?

Já sabemos que em cada corpo existem partículas carregadas negativamente, os elétrons, assim como prótons, cuja carga é positiva. Mas uma vez que o número de partículas de ambos os tipos nos corpos é igual, o corpo no seu todo não tem carga nenhuma (neutro). Se estas cargas forem divididas de forma a que uma parte de elétrons se acumule numa extremidade do corpo ficarão carregadas, isto é, formarão os pólos. Mas para dividir as cargas, é preciso realizar certo trabalho, pois os elétrons e os prótons atraem-se mutuamente.

Nas fontes de corrente realiza-se o trabalho de separação das cargas positivas das negativas. Mas, quando é realizado um trabalho, um tipo de energia transforma-se em outro. Nas diversas fontes de corrente em energia elétrica transformam-se outras espécies de energia.

Numa máquina elétrica, transforma-se em energia elétrica a energia mecânica.

O cientista italiano Alessandro Volta (1745 - 1827) observou o seguinte fenômeno. Quando numa solução ácida se colocavam placas de dois metais diferentes, numa das placas surgia uma carga negativa e na outra, uma positiva, isto é, formava-se uma fonte de corrente.

Esta fonte é chamada pilha galvânica de Volta (a palavra ”galvânica” é utilizada porque alguns dos fenômenos em que se baseia o elemento de Volta tinham sido descobertos antes disso pelo cientista Galvani).

Questões:

1. Como é composta uma fonte de corrente?
2. O que são os pólos duma fonte de corrente?
3. Como é constituída uma pilha de volta? (pesquise)!

Estudar e ler faz parte do crescimento individual e de uma grande nação!
ESTUDE E PESQUISE!

Nenhum comentário: